11 sinais de que você não lida muito bem com dinheiro

Todos nós cometemos erros com o dinheiro às vezes, até aqueles que são rigorosos no controle das finanças pessoais. No entanto, outras pessoas são verdadeiros desastres quando o assunto é orçamento.

Publicado em

Compartilhe:

Todos nós cometemos erros com o dinheiro às vezes, até aqueles que são rigorosos no controle das finanças pessoais. No entanto, outras pessoas são verdadeiros desastres quando o assunto é orçamento.
O site Business Insider listou 11 sinais que podem revelar se você sabe lidar bem ou não com dinheiro. Confira:
1- Você não sabe quanto ganha ou gasta
Se você não sabe quanto dinheiro entra e sai da sua conta bancária cada mês, você está destinado à falência por conta de gastos excessivos e dívidas.
A matemática é simples: se você está gastando mais do que você ganha, você vai estar em dívida. E se você nem sequer sabe os números da equação, as chances de você ter uma surpresa desagradável são grandes.Você não precisa anotar cada centavo, mas é bom ter uma ideia do quanto vai nos gastos principais, como carro, saúde, parcelas, entre outros.
Solução: tenha um registro de suas receitas e despesas. Pode ser em um aplicativo, planilha de Excel ou caneta e papel, o que importa é manter essa prática para garantir uma conta azul no final do mês.
Depois de saber quanto você ganha e quanto você gasta, algumas contas simples irão revelar o quanto você pode se dar ao luxo de poupar, investir ou gastar em supérfluos.
2- Você não paga a fatura integral do cartão
As dívidas, em grande parte, estão agrupas em duas categorias: boas e más. As dívidas boas são aquelas que te permitem investir no futuro, como a compra de uma casa ou empréstimos para pagar uma faculdade.
Já as dívidas más são aquelas com juros altos e que não te ajudam a construir uma riqueza. O principal exemplo são as dívidas de cartão de crédito. Dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) mostram que a taxa média de juros do cartão de crédito no Brasil é de 13,37% por mês, o equivalente a 350,79% ao ano.
Solução: a dívida do cartão de crédito deve ser uma prioridade, já que ela tem taxas muito altas e rapidamente fica fora de controle.
3- Não economizar para emergências
Ganhar somente para pagar as contas não é a melhor forma de agir com o orçamento. O ideal é ter um fundo de emergência para quanto acontecem imprevistos, como gastos com saúde ou algum reparo no carro.
Além disso, se não sobra dinheiro para as emergências, significa que também não sobra dinheiro para os seus sonhos e objetivos, como uma viagem ou uma faculdade.
Solução: existem duas opções para sobrar dinheiro: ganhar mais ou gastar menos. No primeiro caso, você pode pedir um aumento ou tentar um segundo emprego. Agora, se a opção for gastar menos, considere em reduzir os maiores gastos e determine um valor máximo para gastar por dia.
Clique aqui e veja o restante do artigo.
Fonte: InfoMoney

Em construção