Férias em família: dicas para viajar sem estourar o orçamento

Esperar uma semana para viajar, trocar o destino da viagem e planejar os gastos com antecedência são medidas que podem fazer a diferença entre férias com e sem dinheiro no bolso.

Publicado em

Compartilhe:

Esperar uma semana para viajar, trocar o destino da viagem e planejar os gastos com antecedência são medidas que podem fazer a diferença entre férias com e sem dinheiro no bolso.
“As viagens mais caras são no Réveillon, Carnaval e Natal. Se a pessoa aguarda para viajar uma semana após o Réveillon para um resort no Nordeste, por exemplo, ela paga cerca de 50% a menos”, diz Leonel Rossi Júnior, vice-presidente de Relações Internacionais da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).
Pesquisar preços pela internet e comprar pacotes prontos também é uma maneira de economizar, mas aí é preciso cuidado para não deixar que o barato saia caro.
Um exemplo, segundo Cristina Courty, agente de viagens da Terrazul Turismo, são anúncios de passagens aéreas muito baratas. “Mas o preço final é bem mais caro, pois embutem as taxas e outras cobranças. E, se o cliente não puder mais viajar por algum motivo, ele acaba perdendo o que pagou”, diz.

Veja maneiras de não estourar o orçamento na viagem

Planeje a viagem com antecedência

O preço de passagens e hotéis fica mais baixo se a aquisição for feita antecipadamente. Além disso, o planejamento permite que a pessoa poupe o valor a ser gasto e escolha se deseja pagar à vista e obter desconto, ou pagar aos poucos para não acumular todos os gastos.

Cuidado com as datas

Viajar em épocas como Réveillon ou Carnaval representa um gasto muito maior do que fazer a viagem apenas uma semana depois, por exemplo. Repense a possibilidade ou compre com antecedência.

Viajar para o exterior é mais caro?

Nem sempre. Dependendo da cotação do dólar, a viagem dentro do Brasil é mais cara do que para o exterior. Pesquise sempre as diversas opções.

Promoções de última hora

Voos e hotéis com ocupação menor do que a esperada podem resultar em promoções de última hora. Verifique com o agente de viagens ou pesquise na internet.

Fique atento ao preço

Pesquise o preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo e terrestre e agências de turismo. Horários alternativos, como a madrugada, geralmente têm descontos. No caso de passagem aérea, verifique se já estão incluídas as taxas de embarque.

Pacotes saem mais em conta

As agências negociam passagens e quartos com antecedência e conseguem oferecer produtos mais em conta. Verifique as ofertas de várias agências e também as condições de pagamento.

No hotel é mais caro

Evite consumir produtos do frigobar ou comer no restaurante do hotel quando a comida não está inclusa. Normalmente os preços são bem mais altos.

Verifique os serviços do hotel

Informe-se sobre os preços, segurança e formas de traslados disponíveis no destino. Vários hotéis disponibilizam opções de transporte gratuito para restaurantes e pontos turísticos da cidade.

Se der, vá de carro

Faça as contas e veja se é ou não vantajoso viajar de carro. Se a distância for curta e o carro estiver com a capacidade máxima e segura de pessoas, pode valer mais a pena do que ir de ônibus ou avião.

Programe as despesas da viagem

Use a Internet para pesquisar preços de refeições, transporte, passeios (shows e parques, entre outros). Em algumas cidades, há museus que oferecem entrada gratuita em um dia determinado na semana. Procure os escritórios de turismo na internet que fornecem esse tipo de informação.

Atenção ao excesso de bagagem

“Voar um trecho nacional e um trecho internacional de forma separada pode resultar em pagamento de taxa por excesso de bagagem. Ao comprar o trecho interno junto com o bilhete internacional, a franquia passa a ser internacional”, diz Cristina Courty. Respeite o limite de peso para não ter de pagar a taxa.

Muitos destinos, muita economia?

Querer conhecer muitos lugares de uma vez não representa necessariamente uma economia. “Às vezes é apenas uma maneira de viajar mal”, diz Leonel Rossi. Programe a viagem de modo a conhecer um pouco de cada lugar e não passar os dias dentro de um transporte.

Compre onde os locais o fazem

Os lugares turísticos costumam ter preços bem mais caros. Para comprar lembrancinhas ou comer, prefira ir aos lugares onde as pessoas da região frequentam.

Cuidado com parcelamentos

Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O início do ano concentra muitos impostos e contas extras, como IPVA, IPTU, despesas com escola e férias.

Deixe tudo por escrito

Guarde todas as ofertas, panfletos, páginas de internet e tudo o que foi acordado por escrito no contrato. Se precisar reclamar ou ser ressarcido, as provas facilitam.
Fonte: UOL – Economia

Em construção