Com essa decisão, aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a EQTPREV se tornou a primeira entidade fechada de previdência complementar a adotar esse procedimento, servindo, assim, de referência para todo o Sistema.
A adesão automática aos planos de benefícios é importante porque incentiva a poupança e o planejamento financeiro, contribuindo para uma renda maior na aposentadoria. Esse procedimento simplifica o acesso aos planos de benefícios oferecidos pelas patrocinadoras, por meio da EQTPREV.
Para a Fundação, a iniciativa estancou o problema da baixa adesão na origem e possibilitou que a equipe focasse as suas ações nos colaboradores admitidos antes da inscrição automática, que não aderiram ao plano de benefícios.
A Resolução CNPC nº 60/2024, que trata da regulamentação do mecanismo de inscrição automática para planos de benefícios de Previdência Complementar, aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), foi publicada no Diário Oficial da União de 27 de fevereiro de 2024.
Com essa decisão, aprovada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a EQTPREV se tornou a primeira entidade fechada de previdência complementar a adotar esse procedimento, servindo, assim, de referência para todo o Sistema.
A adesão automática aos planos de benefícios é importante porque incentiva a poupança e o planejamento financeiro, contribuindo para uma renda maior na aposentadoria. Esse procedimento simplifica o acesso aos planos de benefícios oferecidos pelas patrocinadoras, por meio da EQTPREV.
Para a Fundação, a iniciativa estancou o problema da baixa adesão na origem e possibilitou que a equipe focasse as suas ações nos colaboradores admitidos antes da inscrição automática, que não aderiram ao plano de benefícios.
A Resolução CNPC nº 60/2024, que trata da regulamentação do mecanismo de inscrição automática para planos de benefícios de Previdência Complementar, aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), foi publicada no Diário Oficial da União de 27 de fevereiro de 2024.
COMUNICAÇÃO
A EQTPREV criou a área de Comunicação, em 2023, com o intuito de aprimorar a comunicação com os participantes e assistidos. Em 2024, o portal foi reformulado, com o objetivo de oferecer uma experiência mais moderna e dinâmica aos participantes.
Novo portal EQTPREV
Entrou no ar, em 12 agosto, o novo Portal da Fundação, www.eqtprev.com.br. A reformulação foi realizada em conjunto com a equipe de Projetos do Grupo Equatorial e a área de Coordenação Administrativa da EQTPREV.
O novo Portal oferece informações mais acessíveis, além de facilitar a navegação e a interação dos participantes com os serviços ofertados pela Fundação.
A mudança reflete o compromisso da EQTPREV em se adaptar às novas demandas digitais, promovendo transparência e facilitando o acesso às informações relevantes para todos.
Redes Sociais
A EQTPREV está presente nas redes sociais. Compartilha conteúdos no Instagram, Facebook e YouTube. No Instagram, houve crescimento significativo em 2024, quando a Fundação começou a realizar as ações presenciais nas empresas patrocinadoras, adotando estratégia para aumentar o número de seguidores, como: “Siga a EQTPREV no Instagram e ganhe uma pipoca”.
O Instagram fechou 2024 com 1.184 seguidores, alcance único diário de 28.629 pessoas (quantidade de usuários que visualizaram o perfil) e impressões totais de 68.583 pessoas (quantas vezes um mesmo usuário viu uma publicação).
Pesquisa de Satisfação de Participantes 2024
A avaliação geral dos participantes ativos e assistidos sobre a EQTPREV, em 2024, foi de 71,34%. A pesquisa registrou satisfação maior dos ativos com 78,40% e a dos assistidos foi de 59,75%.
O objetivo da pesquisa foi avaliar a gestão da Fundação e, com base nos resultados, identificar oportunidades de melhorias e aprimoramento do relacionamento com os participantes.
A principal inovação foi a realização 100% digital, facilitando o acesso ao formulário para os participantes ativos e assistidos. A pesquisa de natureza quantitativa foi conduzida em parceria com a empresa de planejamento estratégico ICONEE.
Os assuntos avaliados foram os canais de atendimento, portal, aplicativo, planos de previdência e empréstimos.
Atendimento aos Participantes e Assistidos
Os participantes e assistidos podem solicitar informações por meio do Whatsapp, e-mail, telefone e pela ferramenta Teams.
A EQTPREV proporciona, também, atendimento presencial nas cidades de Maceió, Teresina, São Luís, Goiânia e Belém.
Os assuntos mais demandados foram:
A EQTPREV tem se dedicado ativamente à Educação Financeira e Previdenciária, utilizando diversos canais para levar informações relevantes aos seus participantes e assistidos. Utiliza o Portal, com um espaço específico sobre o tema, assim como as redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube.
O e-mail marketing complementa essas iniciativas, garantindo que informações essenciais sobre educação financeira e previdenciária cheguem diretamente aos participantes. Por meio dessa comunicação, a EQTPREV reforça conceitos importantes e incentiva a tomada de decisões estratégicas para o futuro financeiro de seus participantes.
EDUCAPREV
Com o objetivo de promover conhecimento ao participante e assistido para que possam tomar decisões conscientes e se prepararem para o futuro, a EQTPREV implantou uma plataforma de educação financeira e previdenciária.
O EducaPrev está disponível no portal EQTPREV. São conteúdos apresentados por meio de jogos, quizzes e outras atividades que ampliam o conhecimento sobre finanças pessoais, poupança previdenciária e diversas outras modalidades de investimentos.
Campanha Aportes Voluntários
Outra ação relevante, de educação previdenciária, foi a campanha sobre Aportes Voluntários, que explicou a importância desse recurso para os participantes do plano Equatorial CD e como realizá-lo de forma prática.
O crescimento dos aportes em 2024 foi o mais significativo em relação aos anos anteriores, por conta da estratégia da comunicação em fazer esse reforço educacional, falando sobre a importância do aporte para o futuro e também de suas vantagens no presente, como a dedução no imposto de renda. A campanha com foco no recebimento da PL e também do 13º, alcançou R$ 1.020 milhão, superando os R$ 681 mil de 2023. A meta era de 10% a mais do valor de 2023 e a realizada foi de 36,06%.
SEMANA DA PREVIDÊNCIA
A EQTPREV realizou a Semana da Previdência nas empresas patrocinadoras do Grupo Equatorial, no Pará, Maranhão, Piauí, Goiás, Alagoas e São Paulo. A ação foi estruturada com o apoio da área de Gente e Gestão das patrocinadoras. A Semana contou com a participação dos presidentes das empresas e do palestrante Cristiano Verardo, abordando o tema: “Educação financeira e investimentos em previdência privada”.
A iniciativa faz parte de um plano de ação do Planejamento Estratégico, que tem o objetivo de captar novos participantes. São premissas do Plano de Ação: educar os colaboradores sobre a importância da saúde financeira; mostrar todas as vantagens de aderir a um Plano de Previdência Privada e fortalecer a marca da EQTPREV no ambiente das patrocinadoras.